Azure 005 – Container Instance

https://azure.microsoft.com/en-us/services/container-instances/

O Azure Container Instance é o serviço PaaS mas simples para execução de um container Docker.

O que é Container? | Mundo Docker
Containers Docker são uma forma de encapsular em uma imagem todos os arquivos da aplicação e suas dependências
Containers do Docker: uma nova maneira de disponibilizar aplicativos

https://docs.microsoft.com/en-us/azure/container-instances/container-instances-quickstart-portal

Para a criação de um container instances devemos acessar o portal e ir na opção para criar um novo recurso, selelcionar a opção containers -> Container Instances

Em seguida, no processo de criação do Container Instance vamos informar a assinatura, um grupo de recurso e o Container name.

No próximo passo, devemos selecionar a região onde a infraestrutura será inicializada, e a fonte da imagem. A opção QuickStart images é apenas um facilitador para testes, ele irá utilizar a imagem que esta no Docker Hub que se chama aci-helloworld.

https://hub.docker.com/r/microsoft/aci-helloworld

Numa aplicação real, podemos hospedar a imagem docker dentro do Container Registry do Azure, e selecionar essa opção como fonte da imagem. Sendo necessário informar o nome da imagem e sua tag, que serve como marcação para versionamento das imagens.

A última opção é utilizar um container registry externo ao Azure como Docker Hub ou de outro provedor. Nesse caso temos que selecionar se ele é público ou privado e passar além do nome da imagem e sua tag, o tipo do sistema operacional que deverá ser utilizado como base.

Por fim devemos escolher o tamanho SKU da máquina virtual que será utilizada para executar o container.

Na etapa de rede devemos escolher se o container estará público para internet ou dentro de uma VNet. Informar o nome DNS que será utilizado para acesso do container e as portas que devem ser liberadas para dentro do container.

No próximo passo, podemos definir a política de restart, e informar variáveis de ambiente que serão utilizadas para execução do container. Além de comandos que devem ser executados dentro do container uma vez que ele entre em funcionamento.

Após a etapa de tags, revisamos os parâmetros e confirmamos a criação do container instance.

Uma vez que a criação do recurso esteja completada, será possível acessar o novo container instances para recuperar o endereço DNS e acessar a aplicação.