Azure 004 – App Services

https://azure.microsoft.com/pt-br/services/app-service/

O App Service é a oferta do tipo PaaS do Azure para publicação e hospedagem de aplicações WEB. Entenda o App Service com uma plataforma onde podemos executar aplicações WEB tradicionais ou APIs que utilizem o padrão SOUP ou REST para comunicação.

App Service Plan

Este é o primeiro conceito que precisa ser compreendido dentro das App Services, trata-se de uma abstração para o conjunto de servidor gerenciados pelo Azure onde a sua aplicação será executada: https://docs.microsoft.com/en-us/azure/pp-service/overview-hosting-plans

  • Categorias
    • Shared compute: Free ou Shared
      • A aplicação roda em servidores compartilhados com percentuais de uso da CPU distribuídos para cada aplicação. Não da suporte a escalabilidade horizontal (scale-out)
    • Dedicated computer (Basic, Standard, Premium e PremiumV2)
      • Aplicação roda em um conjunto de servidores dedicados para sua aplicação. Apenas aplicações no mesmo service plan compartilham os recursos. Suporte a escalabilidade horizontal (scale-out).
    • Isolated:
      • A aplicação roda em um conjunto de servidores totalmente isolados em questão de hardware e rede. Suporte a escalabilidade horizontal (scale-out).

OBS: podemos criar nosso App Service Plan de forma isolada e depois vincular serviços a ele, ou podemos criá-lo no momento da criação de um serviço.

Web App

As Web Apps são um dos serviços que podem ser executados pelo App Services dentro de um App Service Plan. Para criar uma vamos, até o menu de criação de novo recurso e vamos procurar pela opção Web -> Web App.

No primeiro passo devemos escolher a assinatura e o grupo de recurso que será utilizado para publicar a WebApp, e em seguida informar um nome único para o Azure que será utilizado como DNS da aplicação.

Em seguida devemos selecionar o mecanismo de publicação se será subindo o código fonte para a aplicação ou utilizando containers Docker (veremos isso num futuro próximo). A linguagem de programação, o tipo do sistema operacional e a região. Em seguida podemos selecionar nosso App Service Plan ou criar um novo.

Na próxima etapa do assistente podemos habilitar o Application Insights que é o produto do Azure para monitoramento do comportamento de aplicações do Azure.

Por fim na última etapa depois das tags, podemos rever as escolhas e confirmar a criação do Web App.

Uma vez que o nosso App Service Plan e a nossa Web App estiverem implantadas podemos acessar o recurso da Web App pelo portal, para encontrar a URL padrão da aplicação.

Publicando uma página HTML

Como selecionamos um servidor Linux com a linguagem PHP, a forma mais simples de publicar um conteúdo dentro de uma Web App, é utilizar o terminal SSH que o próprio Web App nos dá para acessar o ambiente e criar um arquivo HTML na pasta do servidor.

Procure no Web App a opção SSH, em seguida clique na opção GO.

Será aberta uma nova aba do navegador com um terminal SSH virtual conectado dentro do Web App.

Digite os comandos

cd site <pressione a tecla enter>
cd wwwroot <pressione a tecla enter>

Em seguida digite o seguinte comando:

echo "Eu nao acredito" > index.html

Se você retornar ao endereço da sua aplicação e recarregar a página terá o resultado.