AWS NodeJS App 01 – Configuração do ambiente

O primeiro passo é criar uma conta educacional na AWS, para isso acesse o link https://aws.amazon.com/pt/education/awseducate/ e crie uma conta utilizando seu email@univille.br

Depois de realizar o login no console AWS, digite na barra de busca do console por Cloud9. Ao acessar a ferramenta acione o botão Create enviroment.

No próximo passo do wizard informe o nome do ambiente e clique no botão Next Step.

Na próxima tela selecione a opção para criar uma nova instância EC2, selecione o tipo t2.micro, e a plataforma Amazon Linux. Mantenha a opção Cost-saving setting em “after 30 minutes” e clique em next step. Confirme a criação do ambiente no botão create environment.

Uma vez acessando o ambiente do Cloud9, utilize o comando abaixo para fazer o clone do repositório e em seguida para ir para o commit inicial do projeto.

git clone https://github.com/waltercoan/awsfaeg2019_2.git
cd awsfaeg2019_2/

O próximo comando somente é necessário caso você deseje iniciar o projeto do ZERO para retornar para o primeiro commit do repositório.

git checkout 53da7dc1bb472750c4fd80bc2764527b7179cdf6

Agora é necessário instalar as bibliotecas do NodeJS necessárias para este projeto, para isso dentro da pasta do projeto digite.

npm install

Depois que as bibliotecas forem instaladas, vamos testar para verificar se o ambiente esta funcionando corretamente, para isso digite o seguinte comando para iniciar o ambiente, dentro da pasta do projeto.

npm start

Assim que o projeto iniciar, clique no botão Preview -> Preview Running Application para que um navegador seja apresentado com a aplicação em execução. Se voce clicar na barra de endereço consegue recuperar o endereço real da aplicação para abrir em um nova aba do navegador.

O último passo é retornar ao menu da AWS e selecionar a opção DynamoDB, crie uma nova tabela chamada product, utilize como primary key o campo id.

Ainda na mesma tela, desmarque a opção Use default settings, mais a baixo desmarque as opções Read capacity Write capacity do Auto Scaling, e informe o valor 1 nos campos Read Capacity Units e Write Capacity Units. Confirme no botão create.

Acesse a sua tabela e insira um novo item.